Undime-AL e Seduc não recomendam divulgação de informações sobre ranqueamento da Alfabetização nos municípios.

Esclarecimentos foram registrados por meio de ofícios e reunião entre as instituições
09 de Abril de 2024
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A Undime-AL recebeu, nesta terça-feira (9), informações importantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio de ofício, sobre a política atual de divulgação dos resultados das avaliações de fluência em Alagoas. 

Em resposta às solicitações da Undime-AL a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência Especial de Gestão do Sistema Estadual de Avaliação Educacional, esclarece que não torna externo, para consulta pública geral, os resultados das avaliações externas e em larga escala que coordena e executa. Ainda de acordo com a Seduc os resultados dos testes cognitivos são divulgados para os perfis Secretaria Estadual, Regional, Municipal e Gestão Escolar, sendo cada um devidamente cadastrado em plataforma própria, com acesso por login e senha. 

A Secretaria destaca que cada perfil supramencionado obtém os dados exclusivos que lhe competem e que não estabelece ranking dos resultados de nenhum dos processos avaliativos que coordena, a exemplo da avaliação de Fluência Leitora. Segundo a Secretaria a interpretação dos dados dos resultados obtidos nos testes cognitivos é de natureza estritamente pedagógica, com o intuito de subsidiar o planejamento pedagógico e a tomada de
decisão das políticas públicas correlatas.

De acordo com o presidente da Undime-AL, Djalma Barros, a Undime-AL orienta os municípios a não realizarem postagens ou qualquer tipo de divulgação sobre ranqueamento da alfabetização de crianças, evitando interpretações equivocadas que possam gerar impactos negativos no ambiente escolar e na percepção da qualidade da educação.